sábado, 10 de março de 2018

PASSEANDO PELOS MONTES
















Nesta serra, ouvindo a voz das fontes,
De humildes alegrias fui pastor.
Contemplava os longínquos horizontes
E meus rebanhos guardava com amor.

Coloridas urzes erguiam as frontes
Verdes e roxas, num gesto criador!
E, vestiam-se de rosa, estes montes,
Onde semeei muitos sonhos em flor!

Procurei risos e sonhos... mas voaram!
Perdi meu gado e meus jardins secaram
E, ali, já não há urzes nem alfombras!...

É triste ver os montes ao abandono...
E eu passo - folha murcha dum Outono -
Vagueio errante, por entre as sombras!

Modesto

Sem comentários:

Enviar um comentário

AO RITMO MONÓTOMO DA MÓ

 Pôs-se o sol. Já a Ísis, vestida De luz plena, estes montes prateia. E a ribeira que de água vai cheia, A embalar-me, abstrai-me da vida. P...