sábado, 27 de janeiro de 2018

LINDA FLOR DA SERRA

























Numa serra, avisto, com certa surpresa,
Uma linda flor num tronco velho adusto.
Atraiu-me a meiga rústica beleza!
Esforcei-me para a colher, mas a custo.

Era uma bela flor com cor de turquesa,
Pétalas iriadas, pezinho venusto,
Coisa formosa- ideal da Natureza!
Quis guarda-la, mas apanhei um grande susto:

Um ramo vem e arrebata-a já morta!
Efémera visão qu' em seda se recorta,
Flor azul, minha linda flor desconhecida!

Ficarás em mim como grata lembrança
Daquilo que se perde e não mais s' alcança,
Como o que se vê uma só vez na vida!

Modesto

Sem comentários:

Enviar um comentário

AO RITMO MONÓTOMO DA MÓ

 Pôs-se o sol. Já a Ísis, vestida De luz plena, estes montes prateia. E a ribeira que de água vai cheia, A embalar-me, abstrai-me da vida. P...