segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ESTAÇÕES DO ANO QUE VIVI

 Fui contando meus anos lentamente,
Lembrando as estações que neles tive:
Em Novembro nasci; o sol poente
Parecia uma aurora cor de bibe.

E tive Primaveras luminosas
Com pereiras toucadas, a lembrar
As noivas a caminho do altar,
Com sorrisos vermelhos como rosas.

Tinha cada Verão sua magia:
O sol estava mais perto de nós,
Vestia-se de gente em romaria
Com filhos, pais, irmãos, netos e avós.

Ai os meus Outonos, com as vinhas cheias
De futuro licor, a recordar
Bodas, aniversário, longas ceias,
Onde brilhava a luz familiar!...

Tinham as árvores seus troncos nus,
Uma dor invadia a minha alma,
Porém, o nascimento de Jesus
Era uma luz divina a dar-me calma.

Na vida tive lágrimas, sorrisos,
Perfumes, sestas, cachos e nevões,
Auroras, alegrias, paraísos,
Tristezas, purgatórios e tufões.

Modesto


Sem comentários:

Enviar um comentário

LIRISMO CREPUSCULAR

 Nos ramos a pardalada já chilreia Pelos bosques já quase adormecidos, Ao fundo canta o moinho da aldeia Com sussurro plangente e seus gemid...